Educação Infantil

DSC07657Acompanhamos, passo a passo, a organização e a construção das estruturas lógicas do pensamento, o que vale dizer, o desenvolvimento da própria inteligência. Iniciamos sempre pela ação direta da criança sobre a realidade para, depois, transpor essa ação ao nível de representação simbólica, e assim, sucessivamente, até as estruturas lógicas do pensamento operatório.

Veja abaixo o que faz a diferença na rotina diária do Construtor:

1 – Plano Diário    Sabendo que o tempo de concentração de uma criança varia de acordo com sua idade cronológica, resolvemos dividir as atividades diárias de acordo com este “tempo”, assim, diariamente todas as crianças tem tempo de:

a) INTELIGÊNCIA PRÁTICA – Neste tempo as crianças aprendem coisas práticas do dia-a-dia, como o vestir-se, calçar-se, cortar bananas em rodelas, usar toalhas,…”Vamos fazer o Sanduiche da Maricota”.   Resposta foi Unânime  : SIM!

b) CONTROLE EMOCIONAL (afetividade) – Neste tempo as crianças são solicitadas a valorizar a afetividade com o outro. Ex: Abraçar o amigo, dividir o lanche com o amigo, colocar o amigo para dormir, etc., são gestos simples e de uma enorme valorização social e afetiva.

c) TEMPO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: Contar histórias é revelar segredos, é seduzir o ouvinte e convidá-lo a se apaixonar … pelo livro … pela história … pela leitura. E tem gente que ainda dúvida disso.

d) TEMPO DE LINGUAGEM: Projetos didáticos são trabalhados neste tempo “Um livro por semana”, “Brincando com palavras”, Todo dia, Poesia, são alguns exemplos. Temos uma visão de que a escrita é um objeto social e cultural que apresenta uma infinidade de funções, entre as quais, talvez a menos interessante, seja prestar exames para promover-se na trajetória escolar.

Letrar é mais que alfabetizar, é aprender a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.” Magda Soares.

e) EXERCITAÇÃO (jogos): A ludicidade e a aprendizagem não podem ser considerados como ações com objetivos distintos. O jogo e a brincadeira são por si só, uma situação de aprendizagem. As regras e imaginação favorecem  à criança comportamento além dos habituais. Nos jogos ou brincadeiras a criança age como se fossem maior que a realidade, e isto, inegavelmente, contribuem de forma intensa e especial para o seu desenvolvimento.

f) SOCIALIZAÇÃO (espaço e tempo):  Neste tempo são trabalhados os outros projetos; o objetivo dos projetos é trabalhar os conteúdos programáticos de forma interdisciplinar levando os alunos a participarem de forma criativa, motivando-os a ampliar conhecimentos sociais, culturais e científicos.

g) DINÂMICA DE GRUPO (interação):  Tempo que requer a participação do coletivo. Atribuímos um papel preponderante as relações sociais.

h)  DRAMATIZAÇÃO  – Dramatizar a realidade é apropriar-se dela para poder entender a vida, os diferentes papeis sociais e a relação com eles.   O Teatro na Educação Infantil é um grande jogo dramático.

i) TEMPO DE MATEMÁTICA – A Matemática,  segundo Piaget, é a própria estrutura do pensamento ( forma ) e, ao contrário da escola tradicional, que concebe a Matemática como mero algoritmo ( fórmulas e contas) aprendido por acumulação, Piaget nos mostra que estas operações são construídas numa sucessão ao longo do desenvolvimento da criança.   No Construtor a Matemática é estudada em todas as suas áreas, topologia, classe, ordem, série, classificação e número.

j) TEMPO DE FICHAS: Na Escola dispomos de uma caixa pra mais de 250 fichas de leitura, são fotos de objetos e seus nomes, com este material realizamos uma infinidade de atividades voltados para leitura e escrita.

Obs.: Um dos tempos que faz o maior sucesso na Escola é o tempo de dar AULINHAS. Os alunos preparam aulinhas para serem dadas aos amigos sobre um determinado tema. Sabemos que aprendemos muito quando estamos ensinando, sem contar que as crianças se tornam bem mais desinibidas. Ex: As crianças do Infantil 4, com o Projeto Harmonias do Universo, deram aulinhas sobre os planetas, foi sensacional.

2 – Materiais Pedagógicos diversificado e criativos – Nossa escola conta com diversificado material didático que visam facilitar a compreensão dos conteúdos, fazer principalmente que nossos alunos pensem para chegar no que é desejado.

3 – Salas de aula criativas, as salas recebem nomes de personalidades de nossa história.

a) Quadro de chefias –  Cada criança logo no início das atividades recebe uma chefia, que deverá tomar de conta até o final da aula, todos são valorizados, prestando serviço para o grupo. Objetivo de desenvolver autonomia e disciplina do grupo.

b) Calendário – diariamente as crianças tomam a noção de tempo, dia, mês e ano.

Desenvolvido por: GIRO HOST